PROJETO: ENTRE CHÁS E CAFÉ SERVE-SE HISTÓRIAS. CONTOS, CAUSOS E LENDAS POPULARES DE ANTONINA DO NORTE CONTADAS PELA TURMA DA EJA 2024.
Você tem em suas mãos, um riquíssimo material cheio de histórias que pertence ao povo antoninense, herança da nossa gente que vem contando histórias a décadas.
Boa leitura!
APRESENTAÇÃO
Já dizia Cascudo, o conto popular é um vértice de ângulo da memória e da imaginação. A memória conserva os traços gerais. A imaginação modifica certos aspectos da narrativa. O conto popular revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica e social. É um documento vivo, denunciando costumes, ideias, mentalidades, decisões e julgamentos. Essa modalidade de conto é o primeiro leite intelectual. Os primeiros herois, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão vêm com as histórias fabulosas ouvidas na infância. (CASCUDO, 2004, p.12-13)
A literatura popular deve ser evidenciada pelo seu valor e porque também é uma prática da vida cultural do aluno, principalmente o nordestino. É importante que a escola permita ao aluno inserir-se no processo de recepção dos textos literários, especialmente aqueles que fazem parte de sua vivência e cultura, como sujeito marcado histórico e culturalmente, capaz de dialogar com suas próprias experiências. (SILVA, 2015, p. 2-3).
Entre chás e café, serve-se histórias, é uma coletânea de contos, causos e lendas populares de Antonina do Norte -Ceará, recontadas por alunos da EJA- Educação de Jovens e Adultos da Escola E.F.T.I. 08 de Maio, e turma anexa da Escola São Sebastião ( 50 alunos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Arte, ministrada pela Professora Cristiane Ferreira Arrais, no ano de 2024.
O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, a partir de leitura de contos populares como do Escritor Câmara Cascudo e Ricardo Azevedo, iniciamos o estudos e pesquisa, que foi sendo desenvolvido a partir os quatro eixos de ensino da Língua Portuguesa: a leitura, a produção escrita, a oralidade e a análise linguística.
Valorizar momentos de contação de histórias, que são extremamente importantes para a formação do indivíduo, que muitas vezes foram repassadas por pais, avós e amigos, no alpendre de casa, na calçada do vizinho, que entre um gole seja de chá ou café ouvimos atentos diversos contos, causos e lendas, que se mantém ainda vivas em nossas memórias, é um dos objetivos do projeto, como também resgatar e registrar por escrito essas história.O resultado do projeto foi transformado nessa coletânea com 24 histórias peculiares de nosso município que ficará disponível de forma impressa nas bibliotecas das escolas municipais e nesse blogger para futuras consultas e pesquisas.
Clique na imagem abaixo para ter acesso às histórias
Trabalho excelente da turma, um registro para as futuras gerações.
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido.
ResponderExcluir