Texto para teatro- Folclore “Acredite se quiser”




Dramatização baseada na história “Acredite se quiser” de Maurício de Sousa

Cenário: Simular uma praça com um banco virado para a plateia. Aonde o amigo chega e se senta. Passa Chico com uma vara de pescar.

CHICO: _Oi Zé!
AMIGO: _Oi Chico, você está vindo de uma pescaria?
CHICO: _ É, e você não sabe o que aconteceu, você não vai acreditar!
AMIGO: _ Então conta!
CHICO: _ Eu estava indo para uma pescaria, quando escutei alguém cantando. Era uma linda sereia, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos. Ela era a Iara e cantava uma melodia irresistível.
(Iara aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre sereia)

CHICO: _ Ela me convidou para fazer uma dupla sertaneja com ela, não pensei duas vezes mergulhei na água pra cantar com ela, começamos a escolher umas musicas do Chitãozinho e Xororó , quando apareceu um baita boto, que se transformou em um homem, muito bem vestido e de chapéu na cabeça.
(o Boto aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre boto)

CHICO:_ O bicho estava furioso e me atacou, foi uma grande briga e eu estava levando a melhor quando senti uma baita onda na águas que nos jogou pra fora do rio e apareceu  uma enorme cobra com olhos de fogo correndo em nossa direção, era o boitatá.
(o Boitatá aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre Boitatá)

CHICO:_ Sai em disparada, escapei por pouco. Quando pensei que estava salvo apareceu um lobisomem.
(o lobisomem aparece e passa atrás dele, com fundo musical sobre lobisomem)

CHICO:_Tentei escapar, mais apareceu um redemoinhos de vento e surgiu o saci na minha frente.
(o saci aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre saci)

CHICO:_ corri e quebrei alguns galhos de árvores para me esconder  então apareceu  o curupira muito bravo por estar quebrando os galhos das arvores.
(o Curupira aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre curupira)

CHICO:_ fiquei ai cercado pelo lobisomem, saci e o curupira, quando pensei que estava perdido escutei uns sino tocando e uma mão me puxou pra cima, era o papai Noel.
(o Papai Noel aparece e passa atrás deles, com fundo musical sobre natal)

CHICO:_ Fui salvo pelo papai Noel. E isso é tudo que aconteceu acredite se quiser.
AMIGO:_ Chico, porque iria duvidar de você.

(chega à professora e fala com Chico)
PROFESSORA:_ Chico que bom encontrar você! Quero lhe dar os parabéns!
CHICO:_ Por que Professora?
PROFESSORA:_ Você tirou dez em redação.
AMIGO:_ Ah, nisso eu não acredito, acho que teve tapeação por aí.

Dramatização baseada na história em quadrinhos Chico Bento- Acredite se quiser de Maurício de Sousa, para trabalhar personagens do folclore.




Comentários

Postar um comentário