Projeto Guisado da Leitura -Antonina do Norte-CE


Projeto Guisado da Leitura

Sabendo que muitos conhecimentos são adquiridos através da leitura realizei uma atividade de pesquisa sobre obras literárias lidas pelos alunos do 1º ao 9º ano  da Escola de Ensino Fundamental Francisco Mendes e Silva município de Antonina do Norte Ceará, do ano anterior (2013), verifiquei que na ficha individual de leitura deles que os mesmos tinham lido poucos livros literários com funcionalidade, pois tinham dificuldade em falar sobre o assunto do livro, o gênero e o autor, foi observado também que poucos frequentavam a sala de leitura da escola para pegar livros e que eles leem por obrigação ou cobrança do professor, não por prazer ou curiosidade. Fazer um projeto que incentivasse o gosto por ler, com o intuito de ampliar o universo cultural do aluno através da leitura de textos literários se tornou necessário. Para atrair a criançada se pensei em uma brincadeira da localidade que pudesse colocar a leitura como foco principal, então veio a ideia do “Guisado”, brincadeira antiga, realizadas por muitos professores e algumas mães e avós, onde os participantes preparavam suas próprias comidas, geralmente feitas em panelas de barro, de preferência embaixo de uma árvore, depois de saborear essas comidinhas, ali mesmo ficavam conversando, contando causos, histórias, piadas ou adivinhas, era um momento rico em aprendizagem e socialização. Então adaptei a brincadeira, e em vez de fazer a comida por que não fazer leitura no lugar agradável e alimentar a mente e o coração? Foi com essa ideia que nasceu o Projeto Guisado da Leitura, onde quinzenalmente é exposto um gênero textual a ser lido aproveitando o acervo literário da sala de leitura da escola de forma lúdica e divertida, onde todos leem à vontade, se expressam, ouvem, questionam e também levam para casa compartilhando a leitura com a família.
        Período de realização do projeto: 2013 à 2016.
  1. Objetivos
  • Incentivar o prazer pela leitura de textos ou livros literários;
  • Identificar os gêneros: poesia, cordel, piadas, história em quadrinhos, fábulas e contos;
  •  Ampliar o conhecimento sobre alguns escritores;
  • Exercitar a competência comunicativa por meio da leitura, oralidade, expressão corporal, teatro.
  1. Conteúdos:
  • Gêneros: Poesia, cordel, piada, histórias em quadrinhos, fábula, contos, contos de fada, contos africanos, lendas indígenas, crônicas, teatro, biografia.
  • Biografia de Patativa do Assaré, João Martins de Ataíde, Mauricio de Sousa, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Irmãos Grimm, Maria Clara Machado, Rubem Braga e Vinícius de Moraes.

  1. Estratégias: Ingredientes do guisado
3.1. Apresentação do projeto ao núcleo gestor da escola, aos professores e agentes administrativos da sala de leitura e pedir colaboração e participação de todos.

3.2. O que oferecer aos alunos para ler: verificação do acervo literário existente na escola, observando a quantidade a ser utilizada, escolha de alguns gêneros a serem trabalhados: poesias, cordéis, fábulas, histórias em quadrinhos, piadas, contos, lendas, crônicas e teatro.

3.3. Escolha do local: No horário do recreio foi observado o local que eles gostavam de brincar além da quadra poliesportiva e foi percebido que eles brincavam em baixo de um pé de tamarindo existente na escola, hora para colhê-las, hora para servir de marca para o pega-pega ou mesmo para subir, o lugar foi ideal, e ainda mais escolhido por eles para brincar.

3.4. Dia e tempo previsto: Escolhido o local, qual dia realizaria o projeto? No município de Antonina do Norte, nós professores do fundamental seguimos uma rotina pré-estabelecida pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa- PAIC, que sugere ao professor propor na sexta-feira um momento para o aluno pegar livros para levar para casa e trazer na segunda-feira, então resolvi aproveitar esse dia para realizar o projeto, após a acolhida dos alunos durante mais ou menos 30 minutos no máximo, para apresentação envolvente do gênero, sendo quinzenalmente para um contato maior com os gêneros em destaque e também preparar algum material ou apresentação para o momento seguinte.

3.5. A escolha dos gêneros a serem trabalhados: foi feita com base no acervo literário existente na escola e também em observações do resultado de erros e acertos nas questões de interpretação nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE) e da Prova Brasil.


Responsável: Professora e coordenadora Cristiane Ferreira Arrais(Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana)

Abaixo registro da entrevista com alunas participantes do projeto da Escola Francisco Mendes e Silva sobre a publicação  em duas revista.





  

Comentários

Postar um comentário