Dinâmicas: Passeio ao Zoológico e Passeio de Carruagem


 1- Passeio ao Zoológico 
 
Formam-se duas filas, uma de frente a outra. O/a facilitador/a dará aos participantes os nomes dos personagens referentes a história. O/a facilitador/a lerá a história para as crianças que ao ouvirem os nomes de seus personagens deverão dar uma volta ao redor da sua fila e retornar ao seu lugar.

PASSEIO AO JARDIM ZOOLÓGICO

Era um lindo dia de abril. O Sr. Pereira disse à sua esposa Sra. Pereira que gostaria de ir ao Jardim Zoológico. Seria um maravilhoso passeio com as crianças, Joãozinho e Mariazinha. A Sra. Pereira ficou contente pelo convite e logo preparou um gostoso lanche que seria consumido no Jardim Zoológico. Joãozinho e Mariazinha não cabiam em si de tanta alegria e diziam: - Que beleza! Vamos ver os ursos brancos e os ursos pretos, os macacos, os leões, os tigres, as girafas...

A família pereira saiu de casa feliz e tomou o ônibus que a levaria ao Jardim Zoológico.

Ao chegarem, Joãozinho e Mariazinha logo se dirigiram para onde estavam os macacos. Eles gostavam demais das gracinhas que os animais faziam. O Sr. Pereira e a Sra. Pereira gostavam mais dos ursos brancos e dos ursos pretos. Os animais que causavam medo eram os leões e também os tigres. As girafas pareciam andar com a cabeça no andar superior. Mas, o tempo passava depressa e o Sr. Pereira e a Sra. Pereira chamaram Joãozinho e Mariazinha para comerem o lanche. Joãozinho e Mariazinha gostavam de dar pedaços de doces aos macacos e jogavam para eles também amendoins e balas. Mas o guardião correu e admoestou os meninos para não jogarem coisas aos macacos. No entanto, já chegou o pôr-do-sol e tinham que voltar para casa.

O casal Pereira, Joãozinho e Mariazinha e todos os animais: macacos, leões, tigres, girafas, ursos brancos e ursos pretos, cumprimentaram também o guardião , pedindo desculpas pelo que aconteceu. E dando o último olhar aos macacos, aos leões, aos tigres, às girafas e aos ursos brancos e ursos pretos, o Sr. Pereira, a Sra. Pereira, Joãozinho e Mariazinha, deixaram o Jardim Zoológico e voltaram felizes para casa.


2- Dinâmica da carruagem
A Dinâmica da Carruagem é uma história contada aos envolvidos em processos seletivos de empresas, com o objetivo de aliviar um momento de alta tensão. 
 
Esta é uma dinâmica que deve ser aplicada por um recrutador e a mesma deve ser realizada com o auxílio de um script, uma história (que será mostrada no próximo tópico). A Dinâmica da carruagem deve ser feita em uma sala relativamente espaçosa em que todos os participantes possam se locomover com tranquilidade. Vale dizer que ela é bem fácil de ser realizada e possui uma eficácia incrível..

Ela consegue tranquilizar os candidatos e fazer com que eles interajam entre si a ponto de esquecerem, por minutos, o real motivo de estarem ali. Durante essa dinâmica, é possível ver o nível de comprometimento, velocidade de raciocínio, nível de competitividade e outras características de cada participante.

Esse é o momento divertido que consegue mostrar quem mais se destaca entre os candidatos. A história contada possui alguns personagens que são distribuídos aleatoriamente aos candidatos. Cada um fica com o seu personagem gravado na memória e com o passar da história, a pessoa deve bater uma palma toda vez que o seu personagem for citado. E assim que a palavra carruagem for dita, todos do grupo devem se levantar e bater uma palma.

A princípio, a dinâmica da carruagem parece ser um pouco sem graça e fácil, porém, esse processo deve ser feito por duas vezes.

A primeira de forma mais lenta, afinal, as pessoas estão ouvindo a história pela primeira vez e será preciso se familiarizar com ela. Na segunda vez a história é contada de forma mais ágil e é nesse momento que ocorrem a descontração e a interação entre os participantes. É aí que o gelo é quebrado e as tensões vão embora.

São exatamente nove personagens e mais a carruagem. Cada um fica com o seu personagem e ao aparecer a palavra carruagem, todos se levantam e batem palmas juntos, certo?

Conheça os personagens:
  1. Cocheiro
  2. Roda
  3. Passageiro magro
  4. Passageira
  5. Menininho chorão
  6. Banco
  7. Porta
  8. Mola(s)
  9. Cavalo

Depois de distribuir cada personagem e explicar aos candidatos como funciona a dinâmica, o recrutador deve começar a contar a história.


“A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão. Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.”

Faça o teste da dinâmica da carruagem e perceba a capacidade e eficácia dela. É impressionante como o ambiente se transforma, e como as pessoas ficam mais calmas. Aquela pressão psicológica deixa de existir rapidamente.

Isso além de ser bom para o candidato é melhor ainda para a empresa e para o recrutador que está ali a fim de selecionar o melhor perfil para compor sua equipe. 





Comentários