JOGO DA VELHA INTERPRETATIVO
Componente curricular: Língua portuguesa
Campos de atuação: Todos os campos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objeto do conhecimento: Compreensão; Estratégia de leitura.
Habilidades do DCRC: (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto,
demonstrando compreensão global;
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Competência específica: Apropriar-se da linguagem escrita,
reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de
atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de
participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares)
e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
Descritores do SPAECE:
D1 – Localizar informação explícita.
D2 – Inferir informação em texto verbal.
D5 – Identificar o tema ou assunto de um texto.
D7 – Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.
D11 – Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador
Série: 3º, 4º , 5º, 6º e 7º ano
Objetivos de aprendizagem: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global e Inferir de informação implícita nos textos lidos.
Materiais; Papel 40k e impressão, envelope;
Passo a passo:
O jogo da velha é um passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples,
que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
O diferencial do JOGO DA VELHA INTERPRETATIVO é que o aluno só poderá,
depois que responder uma pergunta sobre o conteúdo estudado corretamente.
Como brincar:
Primeiro imprima o modelo e recorte as peças;
Você deve organizar um envelope com perguntas e deixar a disposição dos jogadores;
Faça pares de alunos para brincar;
Vence quem conseguir colocar três símbolos iguais em sequência.
Outra sugestão é fazer a atividade dividindo a turma em dois grupos, desenhar o jogo da velha
no chão e você dirigir as perguntas.
Link para baixar o PDF AQUI
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