JOGO DA VELHA INTERPRETATIVO

JOGO DA VELHA INTERPRETATIVO


Componente curricular: Língua portuguesa

Campos de atuação: Todos os campos

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Objeto do conhecimento: Compreensão; Estratégia de leitura.

Habilidades do DCRC: (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, 

demonstrando compreensão global;

 (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Competência específica: Apropriar-se da linguagem escrita,

 reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de 

atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de

 participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) 

e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.

Descritores do SPAECE:

D1 – Localizar informação explícita.

D2 – Inferir informação em texto verbal.

D5 – Identificar o tema ou assunto de um texto.

D7 – Diferenciar a informação principal das secundárias em um texto.

D11 – Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador

Série: 3º, 4º , 5º, 6º e 7º ano

Objetivos de aprendizagem: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão

 global e Inferir de informação implícita nos textos lidos.

Materiais; Papel 40k e impressão, envelope;

Passo a passo:

O jogo da velha é um passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples,

 que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. 

O diferencial do JOGO DA VELHA INTERPRETATIVO é que o aluno só poderá,

 depois que responder uma pergunta sobre o conteúdo estudado corretamente.

Como brincar:

Primeiro imprima o modelo e recorte as peças;

Você deve organizar um envelope com perguntas e deixar a disposição dos jogadores;

Faça pares de alunos para brincar;

Vence quem conseguir colocar três símbolos iguais em sequência.


Outra sugestão é fazer a atividade dividindo a turma em dois grupos, desenhar o jogo da velha

 no chão e você dirigir as perguntas.

Link para baixar o PDF AQUI 

 




 




 

Comentários