Ipê, a árvore da casca grossa

Reconto aqui a lenda da origem do  pé de ipê, essa árvore que encanta por sua beleza, nos dias frios.

 
 

 Ipê, a árvore da casca grossa
 
No terceiro dia da criação, quando Deus fez toda a vegetação, sementes e as árvores, Ele democraticamente perguntava às árvores em que período do ano queriam florescer para embelezar a terra e consequentemente produzir frutos para alimentar os homens e animais.

Assim alegremente as árvores começaram a escolher a estação:

_ Quero a estação que nos ensina sobre a arte do desapego, sobre as mudanças, é o outono quero para mim.

_ Eu prefiro o que tem noites mais curtas e dias mais longos, verão época de sol e mais alegria.

_ É na Estação das flores, que quero poder florir.

Deus estava atendendo aos pedidos quando percebeu que uma estação nenhuma estava a contemplar, então perguntou:

_ Por que não escolheram a época de inverno?

Algumas justificativas logo apresentavam ao criador:

_ Muito seco!

_ Muito frio!

_ Ventos fortes!

Deus falou:

_ Entendo, mas preciso de pelo menos uma árvore, que seja corajosa e capaz de enfrentar os fortes ventos, o tempo seco e o frio, e diante de toda essa adversidade poder embelezar o mundo.
Nesse momento o silêncio se deu como resposta, até que uma árvore, lá no fundo, balançou suas folhas e disse:

_ Irei Senhor!

_ Qual seu nome ?

_ Meu nome é Ipê.

As outras árvores abismadas começaram entre elas falar,

Nossa amiga está louca em querer florescer no inverno, o vento derrubará suas flores antes mesmo de abrir. 

E Deus com um sorriso disse

_ Por atender meu pedido vou te fazer com madeira forte com casca grossa para enfrentar os ventos secos e irás florescer no inverno não só com uma cor, mas com várias, para que também no inverno, o mundo seja colorido. Você terá cores diferentes e texturas e sua linhagem será enorme.

E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que colore o inverno, nas cores: branco, amarelo, laranja, verde, rosa, roxo, dentre suas variações.

Na natureza as estações servem para preparar o solo, a procriação das espécies e o amadurecimento dos frutos. Em nossa vida elas exercem papéis igualmente parecidos.

No outonos as folhas caem para dar origem a outras. É o período de descartar o que não serve mais, se preparar para um novo ciclo.

O inverno, estação fria, nublada. Significa tempo de espera e crescimento interno associado ao desacelerar. É quando crescemos interiormente, quando nossas raízes são fortalecidas.

Na primavera o mundo é mais colorido e o perfume toma conta do ar. Tempo de plantar, tempo de florescer, tempo de acreditar que os sonhos são possíveis.

O Verão é quente e chuvoso, período em que os frutos amadurecem e são colhidos. Tempos de lazer e descanso. Tempo em que os avanços são percebidos. Tempo de a cor amarela dominar.

Devemos usufruir das estações da vida com sabedoria, existe beleza e propósito em cada uma delas.

Assim sejamos como o pé de Ipê, sabendo florir nos invernos da vida!


                     “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” Ec. 3:1-8



Ps.: O nome ipê tem origem da Língua indígena tupi e significa “árvore de casca grossa”, as espécies podem ser agrupadas de acordo com a cor da flor que produzem: Ipê amarelo, Ipê rosa, Ipê branco e Ipê roxo, são árvores exuberantes e belas.



Ipê na estrada do Distrito de Várzea Nova, Antonina do Norte-CE


                                    

Comentários

Postar um comentário