Ferramentas digitais para usar nas aulas remotas, híbridas ou presenciais



Com a chegada da pandemia, a educação teve que se adaptar a nova forma de ensino “remoto” para atender aos diversos estudantes que tiveram que ficar em casa para assim evitar o contágio pelo coronavírus. Evidenciando assim a necessidade uso da tecnologia nas aulas, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica a competência para:

“Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.” BNCC, pág. 9

O uso de ferramentas digitais na Educação possibilita inovação e mudança efetiva no processo de ensino e aprendizagem permitindo que sua sala de aula se transforme em um ambiente inovador.
Essa transformação está pautada em mudanças de hábitos e paradigmas em nós, professores, capaz de alterar relações diárias, gerar colaboração e empatia. Não basta esperar que a transformação bata a porta de sua sala de aula. A mudança precisa ter um ponto de partida dentro do ambiente escolar e vai partir de você professor (a) determinar esta transformação nas suas aulas e nos objetivos que queira atingir em relação a aprendizagem de seus alunos.
Diante disso, que tal inserir em suas aulas ferramentas que dialogam com a BNCC e permitem que o aprendizado seja mais colaborativo, envolvente e significativo?
Nossos alunos nasceram na era digital e navegam em ambientes virtuais o tempo todo – alguns deles, dependendo da idade da sua turma, desde que nasceram. Eles se comunicam com desenvoltura nesse meio.Os alunos, realmente, o utilizam com muita propriedade em suas funções, mas não foram preparados lidar com as redes sociais, internet segura, uso de dados e nem como essa ferramenta como um poderoso instrumento para sua aprendizagem.
O celular pode ser utilizado nesse processo como aporte pedagógico em sala de aula. No começo, o  professor deverá realizar um trabalho de mudança cultural, considerando a perspectiva do bom uso e  consciente da internet e tecnologias de forma geral.
As ferramentas são infinitas, aqui trago exemplos de algumas ferramentas colaborativas onde o aluno possa interagir e se engajar nas aulas, pois utiliza elementos lúdicos, permitindo comentários e retornos de maneiras instantâneas estimulando os estudantes no processo de ensino- aprendizagem exercitando o senso crítico e reflexivo os estudantes, conforme prevê a BNCC.

Comentários