- Gerar link
- Outros aplicativos
N° | É LEGAL! | NÃO É LEGAL! | POR QUE? |
Encarar a mudança como uma oportunidade; | Ficar angustiado com o novo. | A crise proporciona pensamentos “fora da caixinha”, tornando-se uma chance de experimentar novas maneiras de realizar ações corriqueiras. Encare essas mudanças como uma oportunidade de conhecer novos recursos para estudar melhor e aprender mais. | |
Conectar-se com a escola e seus colegas professores: | Trabalhar sempre sozinho; | Sabemos que a adaptação às aulas remotas pode ser difícil, por isso, se você sentir dificuldade com a nova metodologia, achar que não está entendendo ou não está conseguindo utilizar os recursos adequadamente, entre em contato com a instituição com o coordenador pedagógico e seus colegas professores, para poderem trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros; | |
Adaptar o plano de trabalho/ aula; | Seguir o plano de trabalho/aula sem adaptações para o período que vivemos; | A parte mais importante e inicial de todo esse trabalho remoto é a readaptação do plano de aula. Algumas práticas funcionam no espaço virtual e outras não, por isso, é interessante tentar se planejar e pesquisar métodos que façam sentido para cada disciplina. | |
Manter uma rotina e seguir um roteiro de aula; | Não adotar uma rotina e não usar um roteiro de aula;; | Adote uma rotina similar à que teria se fosse para a instituição de ensino: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo o cronograma da sua turma. É importante preparar e seguir um roteiro ou guia da aula para se orientar na fala e orientações a serem dadas aos alunos, assim o tempo e o assunto ficam nos trilhos; | |
Desconectar-se / Concentrar-se; | Querer fazer outros afazeres ou está conectado com outros meios ou redes sociais na hora da aula; | Em casa, são muitas as interferências que podem provocar distração. Por isso, durante o horário de estudo é necessário manter o foco e evitar tudo que possa distraí-lo nesse momento. Desligue os aparelhos eletrônicos desnecessários, como televisão e celular. No computador, mantenha redes sociais, chats e e-mails desconectados para não atrapalhar sua produtividade. | |
Pedir ajuda à família; | Pessoas em casa interromper suas aulas; | Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que colaborem nos momentos das aulas, evitando interromper sua aula com a turma; | |
Criar um ambiente adequado para dar suas aulas de casa; | Realizar as aulas de qualquer lugar de qualquer jeito; | Um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos, é essencial para se conseguir repassar a aula. Além disso, é bom ter todos os materiais necessários em mãos, para evitar muitas interrupções. Nada de dar suas orientações de qualquer lugar e qualquer modo, lembre-se que nesse momento é preciso compromisso, o máximo de atenção e seriedade. | |
Fique bem confortável mas use roupa apropriada para chamada de vídeo e foto no momento da aula; | Sentir-se desconfortável e usar roupas inapropriadas para chamada de vídeo e fotos na aula; | Preste atenção à sua postura, uma vez que o jeito como você se acomoda para dar aulas também pode influenciar na sua produtividade. Escolha uma cadeira confortável e sente-se com o corpo ereto e a coluna reta, encostado no respaldo da cadeira. Lembre-se de usar roupa adequada. Evite, por exemplo, peças com apelo sexual. Lembre-se de que somos modelos para os alunos | |
Entrar antes; | Entrar depois; | É interessante o professor entrar alguns minutos antes da aula começar, deixar os arquivos que vai usar abertas, organizar a mesa de trabalho, ligar e começar a fazer um teste da transmissão. Esse pequeno preparo vai ajudá-lo a se sentir seguro com tudo organizado; | |
Fazer revisões dos conteúdos aplicados com frequência; | Apresentar o conteúdo estudado apenas uma vez; | As revisões vão ajudar os alunos a fixar o conteúdo, que poderá ser utilizado no momento de realizar trabalhos e provas. Consulte as anotações, utilize o material complementar e relacione muito bem os assuntos para conseguir bom desempenho do estudante; | |
N° | |||
Estimular o aluno a ser participativo, colher feedbacks deles; | Só passar o conteúdo sem questionar os alunos; não ouvir ou conversar com o aluno sobre as aulas; | Quanto mais os alunos participam das aulas, mais ricas elas se tornam. Envolva o aluno na aula: questione, comente, proponha debates e discussões. Além de enriquecer os estudos, essa ação fortalece o vínculo entre alunos e professores. O maior desafio do ensino remoto é entender se os conteúdos das aulas estão sendo absorvidos pelos alunos. O ideal é que os docentes conversem com os alunos, pedindo feedbacks. Os alunos sempre têm algo a nos dizer, muitos deles usam tecnologia cotidianamente, eles podem ter dicas de interações para serem usadas; | |
Estipule prazos bem definidos; | Deixar à vontade quanto a entrega de atividade e/ou notas; | É importante manter e respeitar as datas de entrega e de realização de atividades mesmo a distância. Para o/a estudante, os prazos são importantes para criar a rotina de estudos necessária. Sem saber quando deve entregar a atividade, elas podem ficar todas acumuladas. | |
Considerar que o tempo da aula digital é diferente; | Achar que o tempo da aula remota é o mesmo da presencial; | A maneira como os alunos absorvem o conteúdo online é diferente do jeito que eles aprendem na aula presencial. Algumas dicas que podem ajudar são: considerar um tempo maior no início da aula para que todos consigam se conectar; não prolongar a exposição do conteúdo por muito tempo, evitando que os estudantes se distraiam; fornecer mais tempo para a resolução dos exercícios e tarefas. | |
Aproveitar conteúdos disponíveis na internet sobre a temática da aula;
| Utilizar somente o livro didático ou material ofertado pela escola; | O professor pode aproveitar o formato virtual para explorar conteúdos variados na internet. Os alunos estão acostumados a mexer no celular para diferentes fins, como assistir a vídeos ou navegar nas redes sociais, mas não sabem filtrar informações ou buscar conhecimento na rede. As aulas online podem colaborar com essa finalidade. | |
Acompanhar de perto mesmo longe; | Achar que não é necessário fazer anotações sobre os alunos; | O uso do relatório individual ou ficha de acompanhamento oferece ao professor a oportunidade de demonstrarem ainda mais interesse pelo desempenho de seus alunos. Além de facilitar o controle dos pontos de maior dificuldade e acompanhar os seus avanços; | |
Priorizar aulas mais dinâmicas, incluindo pausas e descontrações; | Aulas monótonas; | Os professores não devem adotar sempre a mesma estratégia durante a aula inteira. Na aula deve se contemplar uma acolhida, um pouco de exposição teórica, um pouco de tempo para o aluno fazer o exercício, um pouco da discussão sobre o exercício e exposição de vídeos, áudios e outros; O professor pode prezar por interações mais frequentes entre os alunos para valorizar a presença de cada um e inserir no dia a dia momentos que contemplem pausas, exercícios físicos e outras atividades para relaxar a mente. | |
Compartilhar no grupo apenas conteúdos relacionados aos assuntos estudados; | Compartilhar no grupo fotos, vídeos e/ou assuntos pessoais sem relação com a aula; | Não é interessante postar ou deixar os alunos postarem conteúdos, fotos e vídeos que não tem relação com os conteúdos estudados, além de encher a memória do celular, distrai os alunos para outros assuntos não condizentes com a aula; | |
Estabelecer regras no grupo de acordo com as orientações da escola; | Deixar os alunos a vontade sem estabelecer regras nos grupos; | É necessário criar regras de convívio tanto no presencial como no online em ambientes de aprendizagem, para que consigam aproveitar da melhor maneira possível o momento das aulas e assim obtermos sucesso no ensino aprendizagem. | |
Selecionar poucas e essenciais questões a serem resolvidas pelos alunos com orientações claras para as atividades assíncronas; | Sobrecarregar o aluno de atividades; | Lembre-se que os alunos estão sendo apoiado pelas famílias, que muitas vezes não tem o conhecimento ou domínio no conteúdo aplicado, e o aluno não tem somente a sua aula, e também as questões que você mandar devem ser corrigidas por você, e quanto maior a quantidade maior tempo você usara para corrigir na aula e fazer as intervenções necessárias. Tenha cuidado sem uma instrução clara nas questões, os (as) alunos (as) podem não entender e não dar o retorno que almeja. | |
Ser flexível, gentil e paciente com alunos e família; | Ser grosseiro, impaciente e inflexível com alunos e família; | Todos estamos passando por um momento novo, que ninguém estava preparado, se temos nossas dúvidas e incertezas, imagine nossos alunos e suas famílias. Todos estamos se adaptando. Por isso, é válido ser flexível em algumas situações, tenha empatia com a família, manter gestos cordiais e respeitosos nunca são demais. Ser gentil e paciente uns com os outros é de fundamental importância. |
Baseado em avaliações e enquetes com gestores escolares, formadores,professores, alunos e família das Escolas municipais de Antonina do Norte—CE.
Comentários
Postar um comentário