Dicas para aulas remotas


 


                        
                    
        

É LEGAL!

NÃO É LEGAL!

POR QUE?


Encarar a mudança como uma oportunidade;

Ficar angustiado com o novo.

A crise proporciona pensamentos “fora da caixinha”, tornando-se uma chance de experimentar novas maneiras de realizar ações corriqueiras. Encare essas mudanças como uma oportunidade de conhecer novos recursos para estudar melhor e aprender mais.


Conectar-se com a escola e seus colegas professores:

Trabalhar sempre sozinho;

Sabemos que a adaptação às aulas remotas pode ser difícil, por isso, se você sentir dificuldade com a nova metodologia, achar que não está entendendo ou não está conseguindo utilizar os recursos adequadamente, entre em contato com a instituição com o coordenador pedagógico e seus colegas professores, para poderem trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros;


Adaptar o plano de trabalho/ aula;

Seguir o plano de trabalho/aula sem adaptações para o período que vivemos;

A parte mais importante e inicial de todo esse trabalho remoto é a readaptação do plano de aula. Algumas práticas funcionam no espaço virtual e outras não, por isso, é interessante tentar se planejar e pesquisar métodos que façam sentido para cada disciplina. 


Manter uma rotina e seguir um roteiro de aula;

Não adotar uma rotina e não usar um roteiro de aula;;

Adote uma rotina similar à que teria se fosse para a instituição de ensino: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo o cronograma da sua turma. É importante preparar e seguir um roteiro ou guia da aula para se orientar na fala e orientações a serem dadas aos alunos, assim o tempo e o assunto ficam nos trilhos;


Desconectar-se / Concentrar-se;

Querer fazer outros afazeres ou está conectado com outros meios ou redes sociais na hora da aula;

Em casa, são muitas as interferências que podem provocar distração. Por isso, durante o horário de estudo é necessário manter o foco e evitar tudo que possa distraí-lo nesse momento. Desligue os aparelhos eletrônicos desnecessários, como televisão e celular. No computador, mantenha redes sociais, chats e e-mails desconectados para não atrapalhar sua produtividade.


Pedir ajuda à família;

Pessoas em casa interromper suas aulas;

Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que colaborem nos momentos das aulas, evitando interromper sua aula com a turma;


Criar um ambiente adequado para dar suas aulas de casa;

Realizar as aulas de qualquer lugar de qualquer jeito;

Um lugar apropriado, com boa iluminação e livre de muitos ruídos externos, é essencial para se conseguir repassar a aula. Além disso, é bom ter todos os materiais necessários em mãos, para evitar muitas interrupções. Nada de dar suas orientações de qualquer lugar e qualquer modo, lembre-se que nesse momento é preciso compromisso, o máximo de atenção e seriedade.


Fique bem confortável mas use roupa apropriada para chamada de vídeo e foto no momento da aula;

Sentir-se desconfortável e usar roupas inapropriadas para chamada de vídeo e fotos na aula;

Preste atenção à sua postura, uma vez que o jeito como você se acomoda para dar aulas também pode influenciar na sua produtividade. Escolha uma cadeira confortável e sente-se com o corpo ereto e a coluna reta, encostado no respaldo da cadeira. Lembre-se de usar roupa adequada. Evite, por exemplo, peças com apelo sexual. Lembre-se de que somos modelos para os alunos


Entrar antes;

Entrar depois;

É interessante o professor entrar alguns minutos antes da aula começar, deixar os arquivos que vai usar abertas, organizar a mesa de trabalho, ligar e começar a fazer um teste da transmissão. Esse pequeno preparo vai ajudá-lo a se sentir seguro com tudo organizado;


Fazer revisões dos conteúdos aplicados com frequência;

Apresentar o conteúdo estudado apenas uma vez;

As revisões vão ajudar os alunos a fixar o conteúdo, que poderá ser utilizado no momento de realizar trabalhos e provas. Consulte as anotações, utilize o material complementar e relacione muito bem os assuntos para conseguir bom desempenho do estudante;





Estimular o aluno a ser participativo, colher feedbacks deles;


Só passar o conteúdo sem questionar os alunos; não ouvir ou conversar com o aluno sobre as aulas;

Quanto mais os alunos participam das aulas, mais ricas elas se tornam. Envolva o aluno na aula: questione, comente, proponha debates e discussões. Além de enriquecer os estudos, essa ação fortalece o vínculo entre alunos e professores. 

O maior desafio do ensino remoto é entender se os conteúdos das aulas estão sendo absorvidos pelos alunos. O ideal é que os docentes conversem com os alunos, pedindo feedbacks. Os alunos sempre têm algo a nos dizer, muitos deles usam tecnologia cotidianamente, eles podem ter dicas de interações para serem usadas;


Estipule prazos bem definidos;

Deixar à vontade quanto a entrega de atividade e/ou notas;

É importante manter e respeitar as datas de entrega e de realização de atividades mesmo a distância. Para o/a estudante, os prazos são importantes para criar a rotina de estudos necessária. Sem saber quando deve entregar a atividade, elas podem ficar todas acumuladas.


Considerar que o tempo da aula digital é diferente;

Achar que o tempo da aula remota é o mesmo da presencial;

A maneira como os alunos absorvem o conteúdo online é diferente do jeito que eles aprendem na aula presencial. Algumas dicas que podem ajudar são: considerar um tempo maior no início da aula para que todos consigam se conectar; não prolongar a exposição do conteúdo por muito tempo, evitando que os estudantes se distraiam; fornecer mais tempo para a resolução dos exercícios e tarefas.


Aproveitar conteúdos disponíveis na internet sobre a temática da aula;

 

Utilizar somente o livro didático ou material ofertado pela escola;

O professor pode aproveitar o formato virtual para explorar conteúdos variados na internet. Os alunos estão acostumados a mexer no celular para diferentes fins, como assistir a vídeos ou navegar nas redes sociais, mas não sabem filtrar informações ou buscar conhecimento na rede. As aulas online podem colaborar com essa finalidade. 


Acompanhar de perto mesmo longe;

Achar que não é necessário fazer anotações sobre os alunos;

O uso do relatório individual ou ficha de acompanhamento oferece ao professor a oportunidade de demonstrarem ainda mais interesse pelo desempenho de seus alunos. Além de facilitar o controle dos pontos de maior dificuldade e acompanhar os seus avanços;


Priorizar aulas mais dinâmicas, incluindo pausas e descontrações;


Aulas monótonas; 


Os professores não devem adotar sempre a mesma estratégia durante a aula inteira. Na aula deve se contemplar uma acolhida, um pouco de exposição teórica, um pouco de tempo para o aluno fazer o exercício, um pouco da discussão sobre o exercício e exposição de vídeos, áudios e outros; O professor pode prezar por interações mais frequentes entre os alunos para valorizar a presença de cada um e inserir no dia a dia momentos que contemplem pausas, exercícios físicos e outras atividades para relaxar a mente.


Compartilhar no grupo apenas conteúdos relacionados aos assuntos estudados;

Compartilhar no grupo fotos, vídeos e/ou assuntos pessoais sem relação com a aula; 

Não é interessante postar ou deixar os alunos postarem conteúdos, fotos e vídeos que não tem relação com os conteúdos estudados, além de encher a memória do celular, distrai os alunos para outros assuntos não condizentes com a aula;


Estabelecer regras no grupo de acordo com as orientações da escola;

Deixar os alunos a vontade sem estabelecer regras nos grupos;

É necessário criar regras de convívio tanto no presencial como no online em ambientes de aprendizagem, para que consigam aproveitar da melhor maneira possível o momento das aulas e assim obtermos sucesso no ensino aprendizagem.


Selecionar poucas e essenciais questões a serem resolvidas pelos alunos com orientações claras para as atividades assíncronas;

Sobrecarregar o aluno de atividades;


Lembre-se que os alunos estão sendo apoiado pelas famílias, que muitas vezes não tem o conhecimento ou domínio no conteúdo aplicado, e o aluno não tem somente a sua aula, e também as questões que você mandar devem ser corrigidas por você, e quanto maior a quantidade maior tempo você usara para corrigir na aula e fazer as intervenções necessárias. Tenha cuidado sem uma instrução clara nas questões, os (as) alunos (as) podem não entender e não dar o retorno que almeja.


Ser flexível, gentil e paciente com alunos e família;

Ser grosseiro, impaciente e inflexível com alunos e família;

Todos estamos passando por um momento novo, que ninguém estava preparado, se temos nossas dúvidas e incertezas, imagine nossos alunos e suas famílias. Todos estamos se adaptando. Por isso, é válido ser flexível em algumas situações, tenha empatia com a família, manter gestos cordiais e respeitosos nunca são demais. Ser gentil e paciente uns com os outros é de fundamental importância.


Baseado em avaliações e enquetes com gestores escolares, formadores,
 professores, alunos e família das Escolas municipais de Antonina do Norte—CE.

 




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