Casamento para quadrilha junina - Xamego Bom

                                                     Um pouquinho do meu mundo junino.

Vou aqui compartilhar os textos dos casamentos da quadrilha junina Xamego Bom, feito por mim durante alguns anos.


1- Casamento matuto com temática colheita de Algodão encenado pela Quadrilha Junina Xamego Bom de Antonina do Norte em 2019.

( CHEGA O NOIVO AFLITO PERTO DO PAI DA NOIVA)
NOIVO: Seu Manéu, Seu Manéu...
PAI DA NOIVA: Que diacho foi Tonin?
NOIVO:  Lá no roçado encontrei com Dona Zefa, tá com a cara que parece que encontrou com o diacho ruim do outro mundo. Foi logo me cobrando a dívida das arrobas de algodão do senhor.
PAI DA NOIVA: E agora meu Santo Antônio, padroeiro dos pobres, meu santinho casamenteiro. Tô vendo a hora aquela infeliz me tomar o dinheiro que adiantou antes da entrega do algodão. Nessa agonia vai   ter que adiar o casamento de ocê e Isabela de novo.
( ENTRA A NOIVA)
NOIVA: Como é paim, adiar a crimonia de novo. Por deus já perdi a conta de quantas vezes adiamos nosso casamento. Oxe tudo por causa daquela bruxa! Faz tempo que Tonim trabalha como doido com o senhor paim, pra entregar essa arrobas de algodão para dona Zefa e justo na véspera do meu casamento ela vem cobrar e eu vou ter que esperar de novo.
NOIVO: Oh, Belinha. Nós num pode entregar essas arrobas tudo de hoje pra manhã não aí teu pai vai ter que entregar o dinheiro que ela adiantou.
NOIVA: E nós como fica já tô cansada de viver nessa pobreza, nessa miséria e ainda mais sem casar.
(TODOS SAEM, ENTRA DONA ZEFA E LOGO EM SEGUIDA O PAI DA NOIVA)
PAI DA NOIVA: Bom dia Dona Zefa, eu queria prosear com a senhora, é sobre a dívida das arrobas de algodão.
DONA ZEFA: Aleluia!!! Cadê minhas arrobas de algodão?
(CHEGA A NOIVA)
NOIVA: Não temos algodão suficiente, a colheita foi ruim. Só agora com a nova safra é que vamos ter algodão de novo. O que tem apanhado não dá pra metade.
DONA ZEFA: Mas eu fico possuída com essa gente caloteira. Você e seu pai querem me roubar. Quer que eu chame a polícia? O combinado foi receber minhas arroubas de algodão nem uma mais nenhuma a menos pra amanhã, se não vou chamar o delegado e colocar vocês tudim no xilindró.

(NOIVA QUERENDO IR BRIGAR COM DONA ZEFA E NOIVO SEGURA ELA)
NOIVA: _ Acabou-se a paciência, aí que vontade de esganar aquelazinha.
NOIVO: Se aquiete Belinha.
PAI DA NOIVA: Vou da um jeito Dona Zefa, lhe garanto.
DONA ZEFA:  Quero meu algodão e ponto final.
(DONA ZEFA SAI)
NOIVA: O que vamos fazer paim?
NOIVO: Como vamos apanhar o resto do algodão seu Maneu?
PAI DA NOIVA: Haja  apanhador de algodão meu Deus!
NOIVA: Aí meu casamento!
TODOS: Aí a festa no arraia do casamento! Será que vai ter?
(ENTRA O PADRE)
PADRE: Com certeza. Tô aqui pra avisar que todo o arraia ta no roçado só esperando o senhor pra da os comandos. E depois vai ser o casamento de Belinha. Dessa vez não vai adiar.
(APARECE DONA ZEFA)
DONA ZEFA:  Como é?  Esse vigário se mete em tudo, vai cuidar das cabras seu padre.
NOIVO: O trabalho vai ser duro, mas vai   dar gosto entregar essas arrobas de algodão para essa bruxa do 71.
PADRE: Calma Tonim, com o reforço que tá lá vai ser apanha de algodão mais porreta que já se viu por essas bandas.
NOIVA: Será meu Deus que vai dar tempo?
PADRE: Oh se vai! E a apanha de algodão já vai começar.
DONA ZEFA: (SAINDO COM RAIVA RESMUNGA) – Esse padre vai me pagar.
(ABRE CORTINA PARA A QUADRILHA)
MÚSICA 1-  APANHAR ALGODÃO
MUSICA 2- ENTRADA DOS NOIVOS
PADRE: Agora que as arrobas estão prontas ninguém mais vai atrapalhar o casamento de vocês dois. Declaro vocês casados. E a festa do Arraia Chamego bom, um doce sonho de algodão vai    começar.
Coordenadores: Cristiane Arrais e Jarmel Soares.

2- Casamento da Quadrilha Junina Xamego Bom em comemoração a Bodas de pratas, ano de 2017.

Mês de junho aqui na roça,
É tão cheio de alegria
Tudo os caipira se adverti
Pois tem festança tudo dia.
As muié da redondeza faiz quitute bem gostoso
Os hómi faiz as barraca e tamém faiz as foguera
Os casar ensaia as quadriá
Com cumilança, músca e brincadera.
Tem gente qui inté faiz as novena
Pros Santo: Antonho, Pedro e São Jão.
Faiz prumessa di tudo tipo
Pra cunsegui bão casamento e pra festa tê animação.
A festança já teve início
Já comêro pipoca, doce e pinhão
Tem uns hómi já vermeio
Di tano tomá quentão...
Mas agora peço a tenção
Puis vem agora o principar
O casório mais isperado
Daqui deste lugar...
Pedimos a atenção do povo neste momento
Que vai acuntecê agora uma Bodas de casamento
é uma comemoração que celebra o aniversário
de 25 anos de união
onde se renovam as promessas trocadas entre o casal.
A partir de agora,
Estamos aqui para celebrar o amor,
A união, o amor e a fé do casal. Com vocês o casamento da Xamego bom
(NA PORTA DA IGREJA, NOIVA E FAMILIA)
NOIVA: Ah, meu querido Priguilino , onde está você seu tinhoso...pra mode nos renovar os votos do nosso matrimoim...
Filha: ( fique brava não mainha papai já ta pra chegar
Filho: ele foi ali no bar do ______ tomar uma bicada.
PAI da noiva bem velhinho: Será possível uma coisa dessa será que vai da trabalho denovo esse cabra sem vergonha a depois de 25 anos de desmatelamento.
Mãe da noiva: por isso minha fia eu vos digo, errar é humano, persistir no erro é burrice;
NOIVA: I agorra meu paizin quiido qui faço eu?
PAI: Ocê num vai mar falada, vamo forçar este casório agora.
MÃE: Se não casá vai preso depois de capado esse jaguara danado.
NOIVA: Mas meu pai lembre que eu querrro ele cumpretinho, principarmente o principar.
MÃE: Acho mio nóis ih atrais das autoridade pra caça esse danado.
PAI: Mais aí perde a graça puis ele não vai dexá o moço ser capado.
MÃE: Se cumetê essa barbaridade sua fia dispois de casada vai si adiverti cum o que?
PAI: Oía quem chega pressas banda.
MÃE: Si num é o doto delegado.
DELEGADO: Vejo que minha chegada é di muito bom agrado.
PAI: Queremo é di fazê uma recramação, contra o priguilino pinto Foguetão...
DELEGADO: O qui esti caba anda aprontano pra causá tanto furô?
PAI: quer fugir do casamento deixando minha fia com esse monte de bacurim novo pra cuidar seu delegado.
DELEGADO: O que posso ieu fazê sinão acatá tão bunito pidido?
MÃE: Pur mim vois mecê pega ele i trais pra gente fazê o casório.
DELEGADO: Trago ele intero ou im pedaço?
NOIVA: Pur favo num faça tamanha judiação.
DELEGADO: Vamo logo Manezito meu puliciar dedicado, vamô acha este meliante disgramado.
Manezito : Oh seu delegado, é meu primo esse danado e agora deve ta escondido lá no mato.
MÃE: me adesculpi os convidado mais a depois do casamento vai ter cumida para tudo vocês e uma festança das boas...
Convidados : Gritam – Oba!!!
PAI: Vê só qui ieu num quero gasta mutio nem mais de um tostão...
DELEGADO: Cadê ocê seu jaguara, será ocê qui ta fingindo qui assite a gente? Ih tarveiz ocê? Ou será este aqui incuido qui inté parece qui ta atocaiado isperano a gente passá...
Manezito: Ih é ele sim meu chefe sinhô delegado... É meu primo namorado disgramado...
DELEGADO: Namoradô é? Agora vai tê de si casá pra aprendê aonde amarra os burro nais sombra deste lugá.
Manezito: deve de ta imbriagado,
NOIVO: Ih num é qui ieu tava mesm? Bêbado quiném um gambá... Isso deve tê disconto neste caso num há di tê um jeitinho assim di alguns conto? É pra criar coragem mulher.
DELEGADO: Vamo ino, qui já tão ti isperano, a noiva , um padreco muito bêbodo e um pai com um trabuco deste tamanho.
NOIVO: Valha-me Deus meu Santo Antonho...
Noiva: graças a deus que houve priguilino que se atrasou tava preocupada.
Pai da noiva; vamos logo que já to sem paciência, começa logo esse negocio.
Entrada dos noivos com musica
No altar todos- Cadê o padre?
PADRE: To chegando ( bêbado) fui experiementar o vinho pra ve é do bom mesmo , e é pessoal pode beber avontade.
Pai da noiva; Nada disso a bebida ta contada olha a crise ta feia, bamos padre logo com isso.
Padre; Vamo realiza a cirimônia, estão aqui reunido a ______________ e o pobre ____________qui endoideceu em ser teu marido?
NOIVO: Profavô vê se mi sorta, manezito
Manezito Quase que tento fugi seu delegado.
NOIVO: Craro qui não seu moço, isso é uma calúnia que levanta desde dos tempo di piá...
DELEGADO: Vê intão si si isprica.
NOIVO: É qui num tava não iscundido, tava ieu mutio aperriado preparando a declaração pra meu amorzinho.
Noiva; Ah meu amor ( abraça o noivo)
PAI: Vamo começá logo ih acabá cum essa inrolação?!
MÃE: Vamo logo com o casório qui ieu choro im tudo eiles...
PAI: Chora não minha doce.
MÂE: Num choro a toa não... Choro pramode ih tudo bunito, minha _________e ________
PADRE: Vamo logo intão, Oh Sinhá ___________, promete di coração renovar os votos do matrimonio com _____________
NOIVA: Qui pregunta mais isquisita o seu vigário feiz pra mim? Ieu vim aqui mais _________ num foi pramode nois dize um sim de novo?
PADRE: E ocê seu caba ________________, que me olha feito carnero na hora do sacrifisso e esses zóio assim tudo prosa, qué mesm renová os votos de matrimonio com sua isposa a _________________
NOIVO: Ara... Ih num havia de querê, os sinhô sabem bem minha opinião, mais si não casa eles vão tirá meu brinquedo, ficarei então capado ou irei para a prisão... Minha resposta mais honesta é ficar todo cumpleto, devo me entrega pra esti destino marcado e fica mesmo casado.
NOIVA: Intão agorrra o padre si aprrresse e diga logo a bênça, pra mode começar a festa.
PADRE: Ieu ispero qui continuem uma linda vida juntos e que venham mais 25 anos de união. cum a vida di casado, é um cabresto colocado e nunca mais desmanchado...
todos: Ih viva o casal!
TODOS: VIVA!!!
Noivos: casar é bom demais, mas estar junto da pessoa amada e da família construída com muito amor, ainda mais forte e amadurecido é muito melhor.
PADRE: Chame agora o sanfoneiro que o baile vai começa, vamo dança uma quadriá, cada um em seu lugá!

Comentários