Compartilhando histórias: Dona Traíra se deu mal


Esse texto não poderia deixar de compartilhar e publicar no meu blog, ele faz parte da minha infância e jamais me esqueci dele, como gostava de ler, era do livro da 3ª série, não me recordo o nome do livro, mas lembro bem de imaginar Dona Traíra com sua preguiça se dando mal.
Dona Traíra se saiu mal

No fundo do rio, dona Traíra, um pouco adoentada, descansava em sua rede, balançando, levemente, de um lado para outro:
− Nhem... Nhem... Nhem...
De repente, ouviu o barulho do anzol que o pescador jogou no rio:
−Tchibum!
Dona Traíra chamou sua empregada:
− Adelaide, vá ver que isca está no anzol.
A moça logo gritou em resposta:
− É uma minhoca, patroa!
− Chi... Minhoca? Isso não é comida de gente doente.
E ela continuou balançando em sua redinha, de cá pra lá, de lá pra cá...
− Nhem... Nhem... Nhem...
− Tchibum!
Novamente, dona Traíra ouve o barulho do anzol que o pescador jogou na água e grita:
− Adelaide, vá ver que isca está no anzol agora.
A empregada gritou:
− Uma bolotinha de pão, patroa.
− Chi... Pão? Não vale a pena levantar para essa isca...
E continuou em sua redinha, de cá pra lá, de lá pra cá...
− Nhem... Nhem... Nhem...
− Tchibum!
Mais uma vez, dona Traíra ouviu o barulho do anzol caindo na água e mais uma vez gritou:
− Adelaide, vá ver agora que isca está no anzol!
− É uma perninha de beija-flor, patroa.
Dona Traíra entusiasmou-se com o petisco:
− Oba! Uma perninha de beija-flor? Isso sim é comida de gente doente Adelaide, traga meus chinelos, pois vou me levantar.
A empregada trouxe os chinelos. Dona Traíra se levantou e foi ver a isca.
Mais que depressa, engoliu a perninha do beija-flor e, com ela, o anzol...
Assim, dona Traíra foi pescada e o pescador foi pra sua casa muito alegre.

Célia Guimarães Barros






Comentários

  1. Adorei relembrar da minha infância, se nao me engano era o livro de português e gramatica do terceiro ano.. nesse mesmo livro tinha a estoria da Cabra Cabriola I e II
    So nao lembro o nome do livro. Isso foi pra mim em 1985.. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei esse texto eu li quando era criança.Uma vizinha leu para mim e me encantei

      Excluir
  2. Que lembrança gostosa sentir minha infância, tempo bão dimais só!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca me esqueci desse conto. As vezes me pego falando Adelaide kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Que recordação. lembro muito dessa história

    ResponderExcluir
  5. sempre lembrava desse texto...comecei a ler com ele

    ResponderExcluir
  6. Puxa, eu pensei nesse texto hoje... ele também fez parte da minha infância pois essa história era parte de um livro de Português / Literatura... Eu fiz a busca com algumas frases que eu lembrava... Que bom que encontrei integral aqui. Gostaria de poder ver o livro inteiro novamente. Se alguém souber, comente, por favor.

    ResponderExcluir
  7. O nome do livro é a mágica do aprender de yolanda marques livro integrado 3* serie só que não consegui comprar... estoque todos vendidos

    ResponderExcluir
  8. As nossas lembranças são as melhores formas de guardarmos momentos que foram importantes na nossa vida, e revivê-los na nossa mente sempre que bater aquela saudade. Não tem nada melhor do que relembrar os momentos felizes que vivemos e que nos marcaram de alguma forma. Estou imensamente feliz por relembrar desta história obrigada por compartilha conosco.

    ResponderExcluir
  9. Sempre me lebro desta estoria aprendi quando era muito pequeno e nunca esqueci sei de olhos fechados é muito bom contar pra uma crianças

    ResponderExcluir
  10. Nossa como é bom relembrar, esse texto faz parte da minha infância e sempre me lembro dele e hoje resolvi fazer uma busca e vejo que marcou a vida de muitos, feliz por fazer parte dessa geração❤❤❤🙏🏽

    ResponderExcluir
  11. Tempos felizes da minha infância nos anos 80. Era no livro da Yolanda Marques: A mágica do Aprender.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que lembrança Boa
    Essa foi minha primeira leitura
    NA FRENTE DOS MEU COLEGAS DE AULA não me esqueço nunca .
    Tinha uma outra que se chamava a pulga ambiciosa.

    ResponderExcluir
  13. Nossa passou um filme.na minha cabeça.
    Tempo bom!
    Minha primeira leitura na frente dos meus amigos de aula
    Tremia.muito mais li direitinho.

    ResponderExcluir
  14. Amei encontrar está história lembrança gostosa da minha infância

    ResponderExcluir
  15. Amei esse livro ele lembra muito minha infançia gostaria muito de lê ele outra vez

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de conhecer o blog como fazer?

    ResponderExcluir
  17. Sempre procurei e só encontrei hoje,essa é a vantagem da tecnologia!!Adorei relembrá-la!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa!
    Quanta alegria senti hoje ao relembrar esse texto com você. Mim senti com meus sete anos novamente.
    Eu o li tantas vezes que até o decorei.
    Adorei recordar esse momento de minha vida em seu blog....

    ResponderExcluir
  19. Quse não acreditei quando encontrei esse conto,parte da minha infância e foi o primeiro texto que li quando aprendi a ler .Lia todo dia e várias vezes ,Como amava ler esse conto ,sabia de cor e até lembro das gravuras que tinha da dona traíra no fundo do rio. Obrigada por resgatar essa esse conto!

    ResponderExcluir
  20. Eu lembro desse texto no Livro de Yolanda Marques. Eu era criança, mas via e ouvia minhas irmãs lendo e rindo.

    ResponderExcluir
  21. Que nostalgia, voltei no tempo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário