Objetivo: Identificar os gêneros textuais estudados dentre outros.
Metodologia:
Providenciar recortes de textos de diversos gêneros para expor nas paredes da sala e uma premiação;
Dividir a turma em grupos;
Pedir que fiquem atentos para leitura das pistas;
A cada pista lida os alunos procurarão o gênero que esta sendo falado nas paredes da sala;
Vence a equipe que conseguir encontrar a maior quantidade de Gêneros textuais.
PISTA 1
Mariana adora as histórias dos Irmãos Grimm e está ansiosa para assistir ao seriado norte-americano: Grimm (série), onde os episódios são fundamentados em um gênero escrito por esses irmãos. (Contos)
PISTA 2
Beatriz é mãe de duas crianças, e ela gosta muito de ler histórias fantásticas cujos personagens são animais, os quais sentem agem e pensam como os seres humanos, que expressam e veicula uma norma de conduta para sintetizar a essência humana, suas emoções e sentimentos, essas histórias contêm um fundo moral para a educação humana, assim ao ler este gênero, ela está também ensino aos seus filhos, auxiliando a criança a lidar com o presente, preparando-a para lidar com problemas do cotidiano, a sair da fase da ingenuidade, a adentrar a fase adulta da vida e enfrentar o mundo real. (fábulas)
PISTA 3
Marta e Paula são amigas e gostam de muitas coisas em comum e ficaram felizes ao saber que em sua cidade irá ter um show de um humorista famoso, e as amigas estão planejando ir show, e ouvi um gênero textual que a fazem rir muito. (piadas)
PISTA 4
Lucas e Caio estavam cheios de expectativas para o final de semana. Eles aguardavam ansiosamente o convite da tia de Caio para levá-los ao shopping. Chegando lá, lancharam, brincaram e se divertiram. Mas a ultima programação do dia ainda estava por vir... A dúvida era escolher diante de várias opções qual aquela que interessaria aos dois amigos. Para decidir leram um gênero contido na programação e escolheram conhecer uma história em 3D. (sinopse)
PISTA 5
Cláudio e João são grandes amigos e costumam fazer várias atividades juntos: ir à praia, jogar sinuca e futebol, embora sejam torcedores de times adversários. Tinham combinado de assistir juntos ao clássico do campeonato de futebol, mas um imprevisto impediu João de ir.
No dia seguinte, Cláudio ao ler o jornal, viu uma imagem que fez dar gargalhada e lembrar o seu amigo. Para não perder a piada, ele mandou o jornal para João, na intenção de brincar com ele. (charge)
PISTA 6
Julia voltou do colégio muito animada! Ela não via a hora de realizar com seus pais e irmãos a mesma tarefa que fez com os colegas do colégio.
Pediu que todos inventassem objetos e dessem nomes a eles. Depois decidiu fazer uma votação das invenções mais criativas e sugeriu que transformasse os resultados da votação em um gênero que fosse adequado para observar esses dados. (gráfico)
PISTA 7
Aparecida recebeu uma proposta de trabalho que a deixou muito contente! Mas ela tinha que sair da sua cidade para morar em outro estado. Muito duvidosa da escolha que tinha que fazer, consultou a opinião de vários amigos e ainda não satisfeita, foi em busca de outro gênero, escrito para prever o futuro. (horóscopo)
Ótimo jogo. Irei trabalhar com meus alunos. Gostei muito!
ResponderExcluirQue bom!
ResponderExcluirparabéns! ótima dinâmica....
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAmei o caça tesouro...
ExcluirAmei a ideia.
ResponderExcluirBoa tarde! estou amando essas ideias. material riquíssimo. Grata por compartilhar.
ResponderExcluirBoa tarde !!! excelentes ideias, meu muito obrigada por compartilhar
ResponderExcluirGOSTARIA DE RECEBER MAIS PISTAS.
ResponderExcluirShow!
ResponderExcluirObrigada a todos!
ResponderExcluirQual é resposta da 1
ResponderExcluirBom dia. A responta é Contos.
ExcluirPoderia me dizer as respostas de todos?
ResponderExcluirAo final da pista, a resposta está entre parênteses.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVou trabalhar essa dinâmica. Muito ba. Parabéns!
ResponderExcluirDinâmicas excelentes! Parabéns!!
ResponderExcluir